Nair de Jesus, uma idosa de 110 anos, emocionou os funcionários do Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, na última sexta-feira (21), ao ganhar uma festa de aniversário surpresa ao receber alta médica, após passar oito dias internada devido a uma infecção bacteriana na perna esquerda.
Antes de retornar para sua casa, localizada em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, Nair foi homenageada pelos profissionais de saúde com um bolo e docinhos. “Todos cuidaram muito bem de mim. Estou muito feliz porque vou para casa, mas gostaria de agradecer a cada um de vocês. Que Deus os proteja”, afirmou a idosa.
Os médicos e enfermeiros ficaram surpresos com a saúde e disposição de Nair, que se mostrou ativa durante sua internação. Ela sentou sozinha no leito, se alongou e até pediu balas, bombons e docinhos para a equipe médica e de enfermagem. “Tenho que controlar mamãe, senão ela come doce o dia todo”, brincou sua filha, Rosa Helena Luiza Tavares Marins, de 57 anos.
Nair é parte de um grupo seleto de idosos com mais de 100 anos em São Gonçalo. De acordo com o Censo 2022 do IBGE, a cidade possui 97 pessoas com mais de 100 anos, sendo 81 mulheres e 16 homens. A idosa tem 18 netos, 20 bisnetos e 7 tataranetos, uma grande família que a apoia e celebra sua longevidade.
Fonte: Giullia Gurgel