fbpx

Incêndio na Serra do Cipó destrói mais de 478 hectares e ameaça residências

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Desde o último domingo (18), um incêndio de grandes proporções tem devastado o Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais, causando destruição e colocando em risco a segurança dos moradores da área. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as chamas já consumiram cerca de 478 hectares de vegetação, avançando perigosamente em direção às residências.

Moradores relatam momentos de angústia e medo. Um empresário local, que reside próximo ao foco do incêndio, afirmou estar há mais de 48 horas sem dormir, preocupado com a segurança de sua casa, seu caseiro e seus animais de estimação. As chamas chegaram a se aproximar do terreno onde ele vive, aumentando a tensão.

O incêndio, que teve início na tarde de domingo, continua se espalhando devido às condições climáticas desfavoráveis, como a baixa umidade e os ventos fortes. Mais de 50 bombeiros, brigadistas e voluntários estão empenhados no combate ao fogo, com o apoio de helicópteros para o lançamento de água. O ICMBio suspeita que o incêndio tenha sido provocado de forma criminosa, apontando para ações humanas como o provável início das chamas.

A situação na Serra do Cipó reflete um problema maior enfrentado por Minas Gerais, que registrou um aumento de 52% nos focos de incêndio em vegetação em 2024, em comparação com o ano anterior, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Fonte da reportagem: TV Globo

Fonte da foto: TV Globo/Reprodução

Encontre uma reportagem