Untitled Document
megamenu.js | Last responsive megamenu you'll ever need
jQuery Devrama Slider Demo
Prefeito de PL participa de audiência sobre a implantação da Ferrovia que ligará Minas ao Espírito Santo
Prefeito de PL participa de audiência sobre a implantação da Ferrovia que ligará Minas ao Espírito Santo
Da Redação
Por Dentro de Tudo
Publicada 09/08/2019

O Prefeito de Pedro Leopoldo Cristiano participou da audiência pública sobre o projeto de implantação do Complexo Portuário e a Ferrovia Petrocity, que irá ligar Sete Lagoas a  São Mateus (ES). O calendário para o início das obras do porto está adiantado, com quase todas as liberações federais já definidas, faltando a conclusão do processo de licença em poder do IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente.

Para o Prefeito Cristiano Marião, trata-se de uma iniciativa muito importante para Pedro Leopoldo. “Um investimento desse porte traz uma expectativa de crescimento e escoamento de produção muito relevante, não só para o Espírito Santo, mas também para toda Minas Gerais. Estive lá representando minha região, buscando desenvolvimento para Pedro Leopoldo, pois este projeto irá impulsionar a economia mineira. Trouxemos para esta audiência projetos para incluir o município de Pedro Leopoldo neste contexto. E ainda temos a Ferrovia Petrocity que beneficia diretamente nossa cidade. Estamos num ponto estratégico e vamos nos mobilizar junto a outras cidades da nossa região, para que seja feito um porto seco nessa área para atender a distribuição, tanto recebendo mercadoria e trazendo para o porto, como chegando no porto e distribuindo para Minas Gerais. Esta estrutura econômica pode ser a redenção das finanças do Espírito Santo e de Minas Gerais, pelo corredor de negócios internacionais que vai criar”, avaliou.

O diretor da Petrocity, José Roberto, detalhou o andamento do projeto, seus impactos positivos na cidade de São Mateus e cidades mineiras. “Estamos trabalhando de forma muito segura para a rápida instalação do porto, além de avançar com estudos referentes à Estrada de Ferro e a Cidade da Energia. Com isso estaremos dando um passo muito grande para consolidar a plataforma logística do sudeste. O porto da Petrocity não é do Espírito Santo, é o porto de Minas Gerais”, disse José Roberto.

O diretor da Petrocity ainda mostrou à população e às autoridades municipais os ajustes feitos na planta geral do empreendimento, que está previsto para entrar em operação em 2022. A ferrovia, que é um projeto mais recente, será concluída posteriormente. “Esse projeto da Estrada de Ferro está ganhando uma dimensão que poucos conseguem alcançar”, reforçou José Roberto.

O Centro Portuário terá seis berços, totalizando 2.360 metros de estrutura de atracação, protegidos por quebra-mares constituídos de estrutura de caixão em concreto armado, ligados através de uma ponte de acesso de 1.800 metros de comprimento. Considerado um marco da nova história econômica das regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo, com impacto também sobre Minas Gerais e Sul da Bahia, o porto terá um investimento em torno de R$3,1 bilhões.

Fonte: Prefeitura.

 Documento sem título
Comentários