Untitled Document
megamenu.js | Last responsive megamenu you'll ever need
jQuery Devrama Slider Demo
Celular ao volante é similar a dirigir de olhos fechados
Celular ao volante é similar a dirigir de olhos fechados
Da Redação
Por Dentro de Tudo
Publicada 09/09/2019

Percorrer um campo de futebol de olhos vendados. Este é o efeito de dar uma espiada de apenas cinco segundos no celular enquanto se dirige a uma velocidade de 80 km/h. O alerta é de um estudo da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Anmetra). 

O tempo de distração representa apenas a leitura de uma mensagem no WhatsApp, ou a atualização do feed do Instagram para a curtida de uma foto. Em Minas Gerais, o uso do celular está entre as três principais causas de infrações de trânsito e a utilização dos aparelhos é responsável por aumentar em 23 vezes o número de acidentes. 

Diretor de comunicação da Anmetra, o médico Alisson Coimbra ressalta que o ato de dirigir exige 100% da atividade cerebral. “Quando você desloca a atenção para algum dispositivo móvel, pelo menos 37% da atividade se perde”, explica. 

O especialista explica que o celular, comumente, foi aceito como um GPS, “mas sabemos que as pessoas não utilizam o aparelho apenas para se localizar. Aproveitam para abrir aplicativos”. 

Veículos pesados 

O médico faz um alerta para motoristas de veículos pesados que utilizam o celular enquanto dirigem. Ele explica que danos causados por acidentes com este tipo de automóvel “resultam em pelo menos cinco mortes”. 

Motociclistas 

Alisson Coimbra diz que os motociclistas são os mais vulneráveis no trânsito. Isso porque eles trabalham com metas e horários, principalmente aqueles que atuam com entregas. “Imagina um motociclista que tem que manusear um celular e segurar o guidão, isso é muito grave”. 

Causas 

Além da falta da manutenção dos veículos e a desatenção, o especialista lista problemas que culminam na ocorrência de acidentes, como a falta de cuidados com a saúde. “Qualidade visual, obesidade, pressão alta, diabetes. Ou seja, nós temos um cenário extenso de causas e fatores que envolvem diretamente um acidente de trânsito." 

Fonte: Itatiaia.

 Documento sem título
Comentários