Untitled Document
FlexSlider 2
megamenu.js | Last responsive megamenu you'll ever need
jQuery Devrama Slider Demo
Castração gratuita de cães e gatos é iniciada em Matozinhos
Castração gratuita de cães e gatos é iniciada em Matozinhos
Da Redação
Publicada 14/01/2020

Foram iniciadas nesta terça-feira (14) as cirurgias gratuitas de castração de animais, no ginásio poliesportivo, em Matozinhos. O procedimento é voltado para os tutores que realizaram o cadastramento de cães e gatos no mês de dezembro. A iniciativa do Castramóvel é da Prefeitura Municipal, através do setor de Zoonoses.

Conforme apurado, serão três dias de cirurgia (terça, quarta e quinta), sendo realizadas 60 castrações/dia. Foram inscritos animais pertencentes às famílias de baixa renda (renda familiar de até dois salários mínimos, ou cadastro no Bolsa Família, ou Tarifa Social); animais resgatados, que serão encaminhados à adoção, sob a tutela temporária de protetores de animais; e situações específicas identificadas por Agentes de Controle de Endemias, que se enquadram no critério de risco à saúde (acumuladores, pessoas em situação de vulnerabilidade, por exemplo) que justifiquem a necessidade de castração no âmbito da saúde pública.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e os outros 20 milhões de cães. Cada casal de cães que deixa de ser castrado tem a capacidade de gerar 80 mil descendentes em apenas 10 anos. E no caso dos gatos, esse número chega a 70 mil filhotes.

A castração ainda ajuda na redução drástica do risco de doenças nas vias uterinas e órgãos genitais(como câncer de mama, útero, próstata, testículos e infecções na bexiga), fim do risco das fugas e brigas, assim como dos latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio. O procedimento também elimina a gravidez psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas, a produção de leite e irritabilidade excessiva.

Reportagem e foto: Ronaldo Araújo.

 Documento sem título
Documento sem título
Documento sem título
Buscas
jQuery Devrama Slider Demo