Untitled Document
Buscas
jQuery Devrama Slider Demo
Três passeios para fazer próximos de Belo Horizonte
Três passeios para fazer próximos de Belo Horizonte
Por Ronaldo Araújo
Repórter
Publicado 08/06/2018

Dados da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) revelam que quem mais explora as belezas naturais do Estado são os próprios mineiros. Mas, você conhece as alternativas mais próximas de passeio?

Bem próximo de Belo Horizonte existem diversos espaços verdes que proporcionam experiências únicas aos visitantes. O Parque Estadual do Sumidouro, a Gruta do Maquiné e a Gruta Rei do Mato são alguns desses lugares.



Parque Estadual do Sumidouro

O parque foi criado em janeiro de 1980 e está situado entre os municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo. Possui uma área total de 2.004 hectares e fica a cerca de 50km da Capital. O Parque tem o objetivo principal de promover a preservação ambiental e cultural, possibilitando atividades de pesquisa, conservação, educação ambiental e turismo.

Dentre os atrativos do Parque Estadual do Sumidouro, destacam-se: a gruta da lapinha, o museu Peter lund, o circuito lapinha, escalada, casa Fernão dias, Trilha do Sumidouro, trilha da Travessia Sumidouro- Gruta da Lapinha.

Endereço: Praça Fernão Dias, 10, Distrito de Quinta do Sumidouro, Confins.
Valor: Não informado
Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a domingo, de 08:30h às 17h, sendo a última entrada para a gruta da Lapinha às 16h.
Telefone: (31) 3661 8122



Gruta do Maquiné

Outro atrativo natural localizado a 116km de Belo Horizonte é a Gruta do Maquiné. O atrativo fica localizado em Codisburgo, terra do escritor Guimarães Rosa. A Gruta foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné. A partir de 1834 a gruta foi explorada cientificamente por Peter Wilhelm Lund, um naturalista dinamarquês.

O naturalista pesquisou a caverna durante quase dois anos. Em sua pesquisa sobre a paleontologia brasileira, Dr. Lund descobriu restos humanos e de animais petrificados, oriundos do período quaternário.

A Gruta do Maquiné tem sete salões explorados, com 650 metros de extensão e profundidade de 18 metros. Suas galerias e salões são resultado do trabalho da água durante milênios. O principal elemento da formação da Maquiné é o carbonato de cálcio. Porém, a gruta também apresenta sinais de outros minerais: a sílica, gesso, quartzo e o ferro.

Endereço: Rodovia MG 231, em seguida MG 421, km 6, Cordisburgo (MG)
Telefones: +55 31 3715-1310 / 3715-1078
Valor: Não informado
Horário de funcionamento: 8h às 16h30 – todos os dias



Gruta Rei do Mato

A gruta Rei do Mato fica localizada no município de Sete Lagoas e é uma das maiores grutas de Minas Gerais. Certamente é uma das mais bonitas do complexo de grutas localizada ao entorno de BH. São 998 metros de extensão, mas apenas 220 metros visitáveis através de passarelas e escadarias. A gruta possui uma profundidade de 30 metros. Nem pense em deixar cair alguma coisa das passarelas.

Endereço: Rod. BR 040, km 472, Sete Lagoas
A visitação é restrita a grupos de 20 pessoas, sempre acompanhados de um guia. A visita dura cerca de 1 hora.
Funcionamento de 9h às 16h

Telefone: (31) 3775-2695

Aproveite essas belezas naturais e faça um passeio com sua família no final de semana.

Reportagem: Ronaldo Araújo.

 Documento sem título
Comentários