A Justiça do Rio de Janeiro condenou Nancy Gonçalves Cunha Ferreira e Kerollen Vitória Cunha Ferreira, mãe e filha com mais de 12 milhões de seguidores nas redes sociais, a 12 anos de prisão em regime fechado por injúria racial.
O caso ocorreu em São Gonçalo em 2023, quando as influenciadoras ofereceram uma banana e um macaco de pelúcia a crianças negras durante um vídeo publicado online, ato caracterizado como “racismo recreativo” pela juíza Simone de Faria Ferraz, da 1ª Vara Criminal de São Gonçalo.
Além da pena de prisão, Nancy e Kerollen foram condenadas a pagar R$ 20 mil de indenização para cada vítima. Elas poderão recorrer em liberdade, mas estão proibidas de publicar conteúdos semelhantes ou manter contato com as crianças.
A decisão destacou que as rés “animalizaram” as crianças e “monetizaram a dor” das vítimas, que sofreram bullying e isolamento social após a divulgação do vídeo. O advogado das influenciadoras afirmou que recorrerá ao Tribunal de Justiça do Rio, buscando a reforma da condenação.
Foto: Reprodução
Fonte: Assessoria das famílias e processo judicial