Inverno em MG: Saiba o que esperar da estação mais fria do ano que começa nesta quinta-feira

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A partir das 17h51 desta quinta-feira (20 de junho), começa o inverno no Hemisfério Sul. Conhecida por dias ensolarados, poucas nuvens e tempo seco, a estação mais fria do ano terá sua principal característica, o frio, enfraquecida em Minas Gerais, segundo meteorologistas. As temperaturas estarão acima da média histórica.

A meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirma que os modelos estatísticos indicam “um inverno mais quente do que o normal”, com menor frequência de episódios frios e massas de ar frio. Apesar dessa previsão, o inverno não será influenciado pelo El Niño, que se desconfigurou em maio, deixando o clima em um período de neutralidade.

O meteorologista Ruibran dos Reis estima que as temperaturas em Minas Gerais serão de 2°C a 3°C mais elevadas que o normal. Julho e agosto poderão ter passagens de frentes frias, mas sem quedas significativas nas temperaturas. Eventos extremos, como geadas e ondas de frio intensas, são pouco prováveis, embora algumas geadas possam ocorrer na Serra da Mantiqueira.

A qualidade do ar será uma preocupação durante o inverno, com baixa umidade relativa do ar e dias com ar poluído, aumentando o risco de problemas respiratórios. Anete Fernandes alerta para a propagação de incêndios devido à umidade relativa do ar inferior a 30%.

Até o fim da semana, o céu estará claro a parcialmente nublado em quase todo o Estado, exceto nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, onde haverá mais nebulosidade. Em algumas cidades do Sul de Minas, como Maria da Fé, Caldas e Monte Verde, as temperaturas mínimas podem chegar a 5ºC. Em Belo Horizonte, as temperaturas máximas devem variar entre 14ºC e 27ºC, conforme dados do Inmet.

Foto: DENILTON DIAS / O TEMPO.

Encontre uma reportagem