Advogados de investigados em um caso de tentativa de golpe já fazem estimativas sobre a possível pena do principal acusado, caso ele seja condenado. De acordo com defensores consultados, a sentença pode variar entre 25 e 35 anos, levando em conta que outros envolvidos nos atos de depredação das sedes dos Três Poderes receberam penas de 14 a 17 anos.
A denúncia apresentada aponta que o acusado teria liderado uma organização criminosa para impedir a posse de novas autoridades. Além dele, ex-integrantes do alto escalão e outras autoridades foram denunciadas por crimes como golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e organização criminosa armada, o que pode levar a uma pena total de até 43 anos.
O julgamento atual avalia se há elementos suficientes para abrir uma ação penal contra os envolvidos, o que pode resultar em condenações no futuro. A acusação formal foi mais rigorosa do que o relatório preliminar da investigação, incluindo crimes como dano qualificado e deterioração de patrimônio público. O responsável pelo caso sustentou que a suposta organização criminosa era estruturada de forma hierárquica e contava com apoio de setores estratégicos.
Crédito da foto: O Globo
Fonte: O Globo