fbpx

Ipês amarelos colorem paisagem e encantam moradores em Minas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Ao longo das rodovias que ligam a capital ao interior, as águas reavivaram a beleza dos ipês-amarelos, árvore símbolo do Brasil, que resplandecem nesta temporada e colorem o meio das matas, quintais e ruas de cidades. E o espetáculo já começa a ficar completo, com as flores que vão caindo e transformando calçadas, praças e jardins em tapetes naturais.

De acordo com especialistas, a floração ocorre de maio a setembro, no inverno (estação seca no estado), quando as árvores perdem as folhas e completam seu ciclo de gerar flores, frutos e sementes. Em Minas, há mais de 20 espécies.

Flores de inverno

“Os ipês são típicos de inverno – e os amarelos, ao lado dos brancos, os últimos que florescem nesta época. No caso do amarelo, há várias espécies em Minas, daí existir maior quantidade”, diz o engenheiro florestal Eduardo Martins, da Diretoria de Conservação e Recuperação de Ecossistema do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Para os admiradores das flores que formam tapetes naturais, Martins conta que as pétalas, no chão, servem de alimento para vários animais. Portanto, além de belas, são úteis ao ecossistema.

Os ipês-amarelos mais comuns em Minas – e que agora fazem a festa para os olhos – se encontram nas regiões do cerrado e mata atlântica – e são da espécie Handroanthus chrysotrichus. “Infelizmente, ainda sofremos com os incêndios florestais, que destroem muitos ipês, entre outras árvores”, lamenta Martins.

Encontre uma reportagem