O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026 já está liberado em Minas Gerais. As guias podem ser emitidas e quitadas a partir desta sexta-feira (2), segundo informações do governo estadual. O calendário oficial de vencimentos começa em fevereiro, com a opção de pagamento em cota única, que garante desconto de 3%, ou de parcelamento em três vezes, com parcelas nos meses de fevereiro, março e abril.
Além do IPVA, os proprietários de veículos também devem ficar atentos ao pagamento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), no valor de R$ 35,62, que vence no dia 31 de março. Mesmo os veículos isentos do IPVA, como aqueles com 20 anos ou mais de fabricação, continuam obrigados a pagar a taxa de licenciamento.
Em 2026, permanece em vigor o programa Bom Pagador, que concede um desconto adicional de 3% no IPVA para veículos que ficaram em dia nos anos de 2024 e 2025. O benefício é aplicado automaticamente e pode ser acumulado com o desconto da cota única. A expectativa do governo mineiro é arrecadar cerca de R$ 12 bilhões com o IPVA neste ano, considerando uma frota estimada em 8,5 milhões de veículos.
A emissão da guia de pagamento deve ser feita no site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda, mediante consulta pelo número do Renavam. O pagamento pode ser realizado via Pix, por meio de QR Code, Documento de Arrecadação Estadual (DAE), internet banking, terminais de autoatendimento ou diretamente nos bancos e agentes credenciados. No caso do Pix, o beneficiário da operação é o Estado de Minas Gerais.
O atraso no pagamento do IPVA gera multa diária de 0,3% até o 30º dia e de 20% após esse prazo, além de juros baseados na taxa Selic. Já o atraso da TRLAV também implica multas progressivas e juros. Por isso, a orientação é que os contribuintes se programem para evitar encargos adicionais.
Fonte da matéria: O Tempo
Fonte da foto: Flavio Tavares / O Tempo

















