IPVA MG 2026: Veja como não cair em golpes ao consultar ou pagar imposto

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A temporada de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026 começa em 9 de fevereiro, com a possibilidade de pagamentos antecipados já em andamento. Diante desse cenário, o Governo de Minas Gerais divulgou orientações essenciais para evitar fraudes durante a consulta e o pagamento do imposto.

A recomendação primordial é que os contribuintes realizem o pagamento do IPVA exclusivamente pelo site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda, acessando o link www.fazenda.mg.gov.br. Alternativamente, também é possível efetuar o pagamento pelo aplicativo MG App, disponível nas lojas Play Store e Apple Store.

Leônidas Marques, superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF, ressalta que uma força-tarefa tem sido implementada desde 2025 para combater fraudes. “Entretanto, a atenção do proprietário do veículo é o principal fator para evitar golpes”, alerta Marques.

As medidas adotadas pelo governo incluem a desativação de sites fraudulentos, a suspensão de CNPJs utilizados para abrir contas em bancos digitais e fintechs com o intuito de aplicar golpes, além do bloqueio de contas de suspeitos.

**Denúncias**

Caso encontre links ou sites suspeitos, é fundamental que os cidadãos façam denúncias na Delegacia Virtual ou em uma delegacia da Polícia Civil, além de contatar a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE). O governo informa que essas denúncias serão encaminhadas ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que tomará as devidas providências e iniciará investigações. É importante apresentar cópias dos comprovantes de pagamento e o link do site fraudulento ao fazer a denúncia.

Vale ressaltar que não há previsão de ressarcimento para as vítimas que realizarem pagamentos fraudulentos. Assim, caso o contribuinte seja vítima de um golpe, ele deve regularizar sua situação, efetuando o pagamento do IPVA.

**Tipos de Golpes**

De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda, em 2025, aproximadamente 2.600 casos de fraudes relacionadas ao IPVA foram registrados em Minas Gerais. O método mais comum dos golpistas envolve a criação de sites falsos que imitam os oficiais, além do envio de links por meio de aplicativos de mensagens e e-mails, muitas vezes prometendo descontos irresistíveis. Outra prática frequente é o “phishing”, onde os criminosos induzem as vítimas a fornecer informações pessoais, que podem ser utilizadas em diversas fraudes bancárias.

**Fonte:** SEF-MG / Divulgação
O post IPVA MG 2026: Veja como não cair em golpes ao consultar ou pagar imposto apareceu primeiro em BHAZ.

Encontre uma reportagem