fbpx

Irmãs de 6 e 8 anos pedem socorro por meio de desenhos e pai é preso por estuprá-las

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Duas meninas, uma de seis e a outra de oito anos, revelaram sofrer violência sexual por parte do pai através de desenhos feitos em um caderno. O homem de 28 anos acabou sendo preso preventivamente em Canoas (RS), nessa quarta-feira (23), por estupro de vulnerável contra as filhas. Nos desenhos, as garotinhas faziam bonecos com cunho sexual pedindo socorro.

Segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, as crianças vinham sendo abusadas sexualmente e constantemente ameaçadas pelo próprio pai. O homem dizia às meninas que continuaria machucando-as caso elas contassem a alguém sobre as violências.

De acordo com as informações, a avó materna das vítimas havia presenteado as netas com um caderno, e começou a perceber que elas faziam desenhos com cunho precocemente sexual. Ao conversar com a mãe das garotas, ambas tinham mudado o comportamento nos últimos tempos, ficando agressivas, irritadiças e chorando com facilidade.

Mãe leva filhas a atendimento especializado

A mãe recebeu orientação para levar as filhas a um atendimento especializado, e assim descobriram, através dos desenhos, que ambas estavam sendo estupradas pelo pai. Além disso, foram descobertas também as ameaças por parte do homem para manter os abusos em segredo.

Uma ocorrência policial foi registrada, e os fatos foram confirmados através dos depoimentos especiais. Conforme a polícia, o pai chegou a enforcar a filha mais nova e a ameaçar de morte em uma ocasião, e disse que poderia ter continuado com a violência, caso quisesse.

A pequena de seis anos contou que em um dos episódios de abuso, ouviu a irmã mais velha chorando e implorando ao pai que parasse com aquilo. No entanto, ele seguiu com os atos cruéis contra a menina.

Ela também confidenciou que notou que o homem possuía muito nojo de urina, e que quando percebia que ia ficar sozinha com o pai em casa, se urinava propositalmente para que ele não a atacasse.

Desenhos foram cruciais na denúncia

A Polícia Civil representou a prisão preventiva do investigado, e o Poder Judiciário decretou a medida. Dessa forma, o homem foi imediatamente preso, para preservar a integridade física e psíquica das meninas.

Conforme dito pelo delegado titular da DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) de Canoas Pablo Rocha, a forma dos desenhos feitos pelas crianças revelam fatos que talvez elas não conseguissem expressar conscientemente.

A criança, segundo ele, se expressa de forma livre e sem receios ao desenhar, pois julga estar sozinha e desvigiada em seu mundo lúdico, sem pressão ou controle de adultos. Dessa forma, o desenho é uma importante forma de manifestação do pensamento infantil. Sendo assim, os desenhos devem sempre ser objeto de atenção dos pais, avós e cuidadores.

Sinais de violência sexual

A violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema que causa grande impacto social e pessoal sobre a saúde da vítima, sendo por esse motivo considerado um problema de saúde pública. Ao identificar sinais de abuso sexual, sendo necessário encaminhar o menor de idade a um atendimento especializado.

Confira os principais sinais de violência sexual em crianças e adolescentes, de acordo com o Guia de atendimento à criança e adolescente vítimas de violências na atenção primária à saúde, feito pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte):

Edema ou lesões na área genital, sem outras doenças que os justifiquem, como infecções ou traumas acidentais evidenciáveis; Lesões de palato ou de dentes anteriores, decorrentes de sexo oral; Sangramento vaginal em pré-púberes, excluindo a introdução de corpo estranho pela criança; Sangramento, fissuras ou cicatrizes anais, dilatação ou flacidez de esfíncter anal sem presença de doença que o justifique, como constipação intestinal grave e crônica;  Rompimento himenal; Doenças sexualmente transmissíveis, gravidez e aborto.

Sinais indiretos mais frequentes de violência sexual em crianças e adolescentes:

Atitutes sexuais impróprias para a idade;Demonstração de conhecimento sobre atividades sexual superiores a sua fase de desenvolvimento, através de falas, gestos ou atitudes;Masturbação frequente e compulsiva, independente do ambiente em que se encontre;Tentativas frequentes de desvio para brincadeiras que possibilitem intimidades, a manipulação genital, ou ainda repetição de atitudes do abusador para com ela;Infecções urinárias de repetição;Distúrbios nutricionais.

Em Belo Horizonte, existem hospitais de referência no atendimento à crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Veja os endereços:

Odilon Behrens – Rua Formiga, 50, São Cristovão Maternidade Odete Valadares – Av. Contorno, 9494, PradoJúlia Kubitschek – Av. Dr. Cristiano Rezende, 2745, Barreiro/MilionáriosHospital das Clínicas – Av. Alfredo Balena, 110

Com Polícia Civil

O post Irmãs de 6 e 8 anos pedem socorro por meio de desenhos e pai é preso por estuprá-las apareceu primeiro em BHAZ.

Encontre uma reportagem