sábado, 27 de abril de 2024

Contato

Jubileu de Nossa Senhora da Saúde, em Lagoa Santa, vira patrimônio imaterial

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A tradicional festa do Jubileu da Nossa Senhora da Saúde, em Lagoa Santa, vai completar 200 anos em 2023 e foi reconhecida pelo Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico como Patrimônio Imaterial. O título significa que essa manifestação tem importância histórica e cultural não só para o município, mas também para todo o patrimônio cultural brasileiro.

A assinatura do Livro de Registro ocorreu no fim da semana passado, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund, e contou com a presença do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira de Azevedo; do pároco da Paróquia Matriz Nossa Senhora da Saúde de Lagoa, Padre Ednei de Almeida Costa, e autoridades locais.

As comemorações do Jubileu da Nossa Senhora da Saúde refletem toda a expressividade da religiosidade popular dedicada à padroeira da cidade, sendo a maior festa religiosa da região metropolitana.

Esse tradicional evento tem singular importância para a comunidade lagoassantense, pois a devoção a Nossa Senhora da Saúde marca a fundação do povoado que deu origem à cidade. 

A celebração da padroeira do município também apresenta seu lado lúdico com apresentações musicais, um parque de diversão e as barraquinhas de comerciantes da cidade e região, por onde passam milhares de romeiros, de todas as regiões do país, em peregrinação. 

Ao longo dos dias da novena, a igreja é ocupada majoritariamente por lagoassantenses. Já o público das missas do dia 15 é em sua maioria constituído por romeiros, tanto dos municípios do entorno de Lagoa Santa como de outras regiões de Minas Gerais e de outros estados. 

Com informações: Estado de Minas.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.