fbpx

Justiça condena 15 pessoas por imigração ilegal; político de MG está entre os envolvidos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Justiça condenou 15 pessoas envolvidas em um esquema de imigração ilegal em Minas Gerais, incluindo Heli Moura de Paula, ex-vice-prefeito de Tarumirim, e seu irmão, Vanildo Moura de Paula. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), três organizações criminosas, formadas por diferentes famílias, vinham cometendo esses crimes desde 2018, cobrando entre US$ 15 mil e 22 mil das vítimas para realizar as travessias ilegais para os EUA.

Os criminosos, conhecidos como “coiotes”, utilizavam o sistema “cai-cai”, onde adultos acompanhados por menores se entregavam às autoridades americanas pedindo asilo. Muitas vítimas foram coagidas a pagar dívidas através de ameaças. Um brasileiro morreu tentando atravessar a fronteira do México com os EUA, e outros foram sequestrados ou deportados.

As investigações, iniciadas em 2019, revelaram que os réus organizavam passaportes, passagens aéreas e transporte no México. As vítimas vendiam bens pessoais e sacavam o FGTS para pagar os custos. O MPF pediu aumento das penas, e os recursos serão julgados pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6).

Encontre uma reportagem