A Justiça determinou que a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Rio Espera, na Zona da Mata de Minas Gerais, suspenda o toque do sino entre 0h30 e 4h15. A decisão foi tomada após um morador vizinho da igreja, um dentista, acionar o Judiciário alegando que as badaladas noturnas atrapalhavam o descanso da família, que inclui duas crianças.
Segundo o morador, um acordo anterior havia sido feito com o padre para restringir os horários do sino, mas não estava sendo cumprido. Ele solicitou que as badaladas fossem limitadas ao período entre 7h e 19h, mas a juíza da 4ª Vara Cível de Conselheiro Lafaiete concedeu uma decisão liminar (temporária) parcialmente favorável, determinando apenas a suspensão durante a madrugada.
Em nota, a paróquia informou que irá interromper completamente o funcionamento do sino até que o processo judicial seja concluído. O padre responsável explicou que, desde 2020, tenta conciliar a tradição do sino com o respeito às leis de silêncio, realizando ajustes no equipamento centenário, que possui um mecanismo complexo de funcionamento.
O caso segue em tramitação e ainda cabe recurso da decisão.