A Justiça do Distrito Federal determinou que a rede social X (antigo Twitter) remova, em até 48 horas, uma publicação feita pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que chamava o Partido dos Trabalhadores (PT) de “Partido dos Traficantes”. A decisão foi proferida pelo juiz Wagner Pessoa Vieira, da 5ª Vara Cível de Brasília, nesta segunda-feira (3).
A ação foi movida pelo próprio PT, que alegou ofensa à honra e à imagem da legenda. O magistrado entendeu que a associação feita na postagem pode causar “transtornos e prejuízos imediatos” à reputação do partido, especialmente diante do contexto da operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro, ocorrida recentemente.
Segundo o juiz, a manifestação de Nikolas Ferreira publicada em rede social não tem relação com o exercício da atividade parlamentar e, portanto, não está protegida pela imunidade parlamentar.
A decisão é liminar — ou seja, provisória — e ainda cabe recurso. A rede social X será notificada para cumprir a ordem de remoção no prazo estipulado.
O caso é o primeiro resultado de uma série de ações judiciais movidas pelo PT contra parlamentares e influenciadores bolsonaristas que compartilharam a mesma expressão nas redes sociais ao longo da última semana.
Fonte: g1 / GloboNews
Data: 03/11/2025 – Brasília (DF)


















