A Justiça suspendeu o aumento da tarifa do transporte metropolitano da Grande BH. O reajuste, de 7,15%, entrou em vigor na última sexta-feira (29), e a tarifa preponderante do sistema passou de R$ 7,20 para R$ 7,70.
A decisão, do juiz Henrique Mendonça Schvartzman, da Vara Plantonista de Belo Horizonte, atendeu a um pedido feito por deputados estaduais e vereadores da capital.
O magistrado considerou que a tarifa foi reajustada duas vezes em menos de um ano. No dia 8 de janeiro de 2023, a passagem dos ônibus metropolitanos já tinha ficado 9% mais cara.
“Reconheço ainda o perigo de dano ao permitir a revisão de preços de forma antecipada, prejudicando diariamente usuários do transporte público intermunicipal e retirando-lhes valores que poderiam ser utilizados para a subsistência”, diz um trecho da decisão.
Ao justificar o aumento, o governo estadual havia afirmado que o reajuste “é necessário para garantir a operacionalização do sistema e leva em consideração a inflação para o período, a atualização dos insumos de maior peso por meio de índices correlatos e a correção dos demais itens da planilha contratual de custos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo”.
O g1 questionou o governo do estado sobre a decisão e aguarda retorno.
Fonte: Globo Minas. Foto: Mércia Lemos/ Agência Minas/ Divulgação
















