Em 2025, o número de prefeitos e vereadores com menos de 30 anos eleitos em Minas Gerais será o menor do século. Em todo o Brasil, a tendência é similar, com uma queda expressiva na presença jovem nas câmaras municipais e prefeituras. Dados apontam que entre 2020 e 2024, a quantidade de eleitos na faixa etária de até 29 anos caiu 18,9% no Brasil e 18,5% em Minas Gerais.
O declínio das filiações partidárias entre jovens, especialmente na faixa etária de 16 a 24 anos, é um dos fatores explicativos dessa queda. Entre 2018 e 2022, houve uma redução de 78,5% nas filiações em Minas Gerais e 60,4% no Brasil. Para especialistas, esse afastamento da política partidária é reflexo do crescente descrédito dos jovens com o sistema político atual.
Embora a juventude continue se engajando em outros tipos de mobilização política, como movimentos sociais e protestos, muitos não se veem representados pelos políticos tradicionais. Como solução, organizações da sociedade civil defendem a criação de cotas para garantir uma maior participação jovem nas eleições.
Fonte: O Tempo
Foto: Fred Magno / O Tempo