fbpx

Laboratório de ímãs de terras-raras na RMBH é concluído pela Codemge

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) terminou as obras do LabFabITR, o primeiro laboratório-fábrica de ímãs e ligas de terras-raras do hemisfério sul, localizado em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A próxima fase dos trabalhos será de comissionamento dos equipamentos. A etapa começa em setembro e deve ser finalizada até dezembro de 2021.

A previsão é de que o comissionamento da planta, que permite seu funcionamento, ocorra no primeiro trimestre de 2022. Com a estrutura concluída, a empresa busca um operador privado para o empreendimento.

O presidente da Codemge, Thiago Toscano, destaca que a instalação oferece uma série de oportunidades. “O investidor terá acesso a um espaço único na região, inteiramente planejado para oferecer recursos de pesquisa e desenvolvimento e de produção industrial nas aplicações dos elementos de terras-raras. É uma cadeia produtiva com enorme potencial comercial e, certamente, atrairá o interesse de empresas dispostas a explorar esse ativo”, frisa.

O chamamento público para investidores, assim como a modalidade de alienação, será anunciado até outubro deste ano. As informações serão disponibilizadas no site da Codemge.

Laboratório-fábrica – O LabFabITR agrega laboratório de ponta e uma linha de produção fabril. Sua estrutura permite disponibilizar serviços que abrangem desde a criação de um novo produto até a sua industrialização, seja na forma de protótipo ou por meio da produção em pequenos lotes. A capacidade produtiva foi projetada para 23 toneladas/ano, podendo chegar a 100 toneladas/ano em uma década de operação.

Empresas interessadas em parcerias para o desenvolvimento de ímãs permanentes de terras-raras ou em investir no negócio podem entrar em contato por meio do e-mail [email protected].

Histórico – Criado em 2015, como iniciativa de tecnologia da Codemge, o LabFabITR tem potencial de suprir parte da demanda nacional por ímãs sinterizados de neodímio-ferro-boro (NdFeB), componentes utilizados em equipamentos como veículos e geradores elétricos de alta eficiência. As obras começaram em dezembro de 2017 e foram concluídas em junho de 2021, em um terreno de 9.645 metros quadrados, em Lagoa Santa, de propriedade da companhia.

Encontre uma reportagem