Alinhada ao pilar da companhia de ser referência no cuidado com a saúde e segurança dos seus empregados, a LafargeHolcim Brasil vem investindo fortemente em ações voltadas para a prevenção e o controle da Covid-19 entre seus empregados e parceiros. Desde março de 2020, R$ 17 milhões foram investidos em testes e a empresa já realizou mais 70 mil testes no período. A companhia investiu R$ 36 milhões nas instalações industriais e em equipamentos de segurança, disponibilizando máscara, álcool em gel, containers e locais seguros para descarte e destinação das máscaras. A frota de ônibus e carros que atende as unidades também foi ampliada nos momentos mais delicados da pandemia, para respeitar o distanciamento entre as pessoas. A companhia disponibilizou serviço de carro de aplicativo, evitando que os funcionários utilizassem transporte público para trabalhar presencialmente.
“Nossa postura foi muito proativa para estas iniciativas. A realização dos testes foi fundamental. Entre os casos positivos, 80% estavam assintomáticos e, a partir da identificação, pudemos afastar as pessoas pelo tempo necessário. Assim, a testagem feita regularmente evitou maior contaminação, inclusive, de outros empregados que poderiam ter desenvolvido casos mais graves”, ressalta Fernanda Paiva, gerente de Saúde e Segurança da LafargeHolcim Brasil.
A testagem regular, adotada desde o início, não se limitou aos empregados que atuam nas unidades operacionais. A empresa também incluiu os funcionários em home office e prestadores de serviço. Além disso, foi criado um Comitê de Covid-19, formado por representantes de diversas áreas, que se reúne três vezes por semana, para analisar e estabelecer os protocolos a serem adotados. Nas decisões, são consideradas as estatísticas internas da companhia, assim como os dados de contaminação, óbitos e vacinação das cidades e regiões onde a companhia tem unidades. “Fizemos muitas revisões nos protocolos, desde que a pandemia começou. Questões como liberação de viagens e percentual de ocupação das unidades e escritórios são permanentemente revistos, de acordo com o cenário da pandemia. Mas, sempre agimos proativamente, com objetivo de garantir o máximo de saúde e segurança das pessoas”, explica a executiva.
Os profissionais que fazem parte do grupo de risco ficaram afastados das atividades presenciais, de março de 2020 a março de 2021. Mesmo os funcionários que não tinham como trabalhar em regime remoto tiveram seus salários mantidos integralmente, voltando ao presencial apenas após o avanço da vacinação, com as duas doses. Outra medida de controle foi o desenvolvimento de uma matriz de contato, para rastrear quais trabalhadores poderiam estar em risco, após a detecção de um caso positivo na empresa. O gestor mapeia que empregados estiveram em contato com o funcionário que recebeu o diagnóstico de Covid-19 e em qual circunstâncias, para identificar se há risco de infecção. Caso haja, aguarda-se três dias e é feito o teste nos colaboradores avaliados com risco potencial.
A saúde dos empregados e contratados é monitorada via aplicativo LH Saúde. Para acessar as unidades, é preciso um QR Code, gerado após o preenchimento de um checklist sobre seu estado de saúde e informações sobre contato com casos positivos, entre outros. “Uma das perguntas é se o empregado ou contratado teve contato com algum caso suspeito ou confirmado de Covid-19. Caso a resposta seja positiva, é perguntado se foi dentro ou fora da empresa. Se o contato foi na companhia, o gestor faz a matriz de contato. Se foi fora da LafargeHolcim, o aplicativo pergunta se teve contato físico, se usava máscara no momento e se trocou objetos com a outra pessoa. Dependendo das respostas, o acesso é liberado ou não autorizado”, explica Fernanda.
As informações do aplicativo sobre as pessoas não autorizadas são direcionadas à área de Saúde da empresa, para que as enfermeiras entrem em contato com o funcionário e monitorem e orientem sobre os procedimentos a serem adotados. Nos casos identificados como de risco, a empresa testa os colaboradores, que só retornam após o resultado. “O mais importante é que, por meio do app, a área corporativa de Saúde tem acesso às condições de todos os nossos funcionários, de forma que possamos prestar suporte o mais rápido possível, caso a pessoa precise, seja para tirar dúvidas ou até para procedimentos de internação”, complementa a executiva.
A empresa também investe em campanhas de conscientização, palestras com infectologistas, webinars para tirar dúvidas e ações voltadas para a manutenção dos protocolos de segurança e para o estímulo à vacinação. Hoje, 100% do quadro funcional já tomou a segunda dose e cerca de 30%, a terceira, ou dose de reforço. Em relação aos prestadores de serviço, somente funcionários totalmente vacinados podem acessar as unidades.
Além dessas ações, a LafargeHolcim desenvolveu um programa para cuidar da saúde emocional dos empregados, com foco em três pilares: emocional, físico e organizacional. “Ele foi pensado e desenvolvido para reforçar o cuidado da empresa com os seus empregados, principalmente num momento tão desafiador e difícil como o da pandemia. O diferencial é promover ações para cuidar dos empregados em todas as esferas da sua vida. Por exemplo, o programa oferece um mapeamento dos níveis de stress, depressão e ansiedade e sessões de terapias com psicólogos aos empregados de maneira gratuita” destaca Andreia Figueiredo, Coordenadora de Remuneração e Benefícios da LH Brasil.
O percentual de adesão ao programa de saúde emocional foi de 35%, ficando 20% acima da média dos programas de saúde psicológica desenvolvidos nas empresas do mercado brasileiro, conforme aponta a OrienteMe. No pilar físico a adesão é de 50% dos empregados, por meio de parceria com empresa especializada na promoção de exercícios físicos e bem-estar, com diversas academias em todo território nacional, além de aulões coletivos on-line, palestras e entre outras ações.
Vídeo da unidade de Pedro Leopoldo (MG) ganha prêmio global de Saúde, Segurança & Meio Ambiente
O foco nas ações de Saúde e Segurança renderam um prêmio à LafargeHolcim Brasil. O vídeo produzido na unidade de Pedro Leopoldo foi o vencedor do desafio do Grupo Holcim, promovido no evento anual Dias Globais Saúde, Segurança & Meio Ambiente, em todos os países em que o grupo atua. Em 2021, o tema central foi “Eu vejo, Eu corrijo e não deixo passar batido”. O objetivo foi conscientizar os empregados e parceiros sobre a importância de atuar no momento em que identificam uma conduta de risco, corrigindo imediatamente e evitando acidentes. O concurso escolheu o melhor vídeo de casos em que as pessoas viram os riscos e corrigiram imediatamente.
“O prêmio só reforça o compromisso da empresa com a Saúde e a Segurança de todos. Tanto que, em 2021, nosso LTIRF, o principal indicador que mede a taxa de frequência de acidentes com afastamento, ficou em 0,32, o menor desde 2015”, explica Fernanda Paiva.