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LafargeHolcim retomou fôlego em 2021

Por Dentro De Tudo:

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No ano em que as vendas de cimento em todo o País foram impulsionadas pela continuidade das construções e reformas através da autoconstrução, obras imobiliárias e uma incipiente retomada dos investimentos em infraestrutura, retornando aos patamares de 2015, a LafargeHolcim Brasil, com forte presença em Minas Gerais, apresentou resultados bastante satisfatórios. A empresa duplicou a margem Ebitda e ampliou em 50% o fluxo de caixa em 2021.

Dados do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (Snic) revelam que as vendas do setor atingiram 64,7 milhões de toneladas no ano passado, um aumento de 6,6% sobre 2020. Apenas a produção da companhia cresceu 8% na mesma base de comparação. Já o desempenho das ensacadeiras e paletizadoras tiveram incremento de 10%.

De acordo com o Diretor de Logística da LafargeHolcim Brasil, Thiago Ferro, todos esses resultados são frutos da melhoria na performance das plantas industriais, incluindo ganhos específicos nas áreas de logística e distribuição e de gestão de pessoas.

“Há alguns anos vimos trabalhando em programas de segurança e ganhos de produtividade. Com as mudanças, a empresa opera de forma ainda mais competitiva, atendendo uma maior demanda vinda da área comercial, em menor tempo e com maior confiabilidade em relação à entrega. Focamos, por exemplo, na segurança rodoviária dos nossos motoristas e realizamos uma série de treinamentos e reciclagem com todos”, explica.

Outro diferencial foi o investimento no Rotolock, novo sistema para dosagem e controle do fluxo de materiais nas ensacadeiras, que aumenta o rendimento das máquinas em 30%, e foi instalado em duas das três unidades de Minas (Pedro Leopoldo e Barroso) e Caaporã (PB).

O novo equipamento trabalha com maior rotação, aumentando a produtividade das ensacadeiras. Além disso, oferece maior precisão no volume das sacarias, ao encher os sacos de cimento, menor perda de produto, redução no número de paradas para manutenção, redução de custos com consertos e processos de enchimento mais limpos, resultando numa embalagem com melhor apresentação para o cliente.

Outra ação da companhia no fim do ano passado foi a parceria com a MRS Logística e com a VLI para aumentar o volume transportado por via ferroviária, visando ampliar a participação de mercado. Com a MRS o foco foi a manutenção da frota dos vagões que transportam o cimento granel por ferrovia e a melhora do custo do frete entre Pedro Leopoldo para Santo André no cimento ensacado. A VLI transporta o cimento entre Pedro Leopoldo e Candeias (BA).

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