Mudança nas regras de transporte de animais no avião: Senado flexibiliza proposta

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Senado está prestes a votar um projeto que altera as normas para o transporte de animais de estimação em voos. A proposta, inicialmente aprovada pela Câmara dos Deputados, foi modificada pelos senadores e agora aguarda nova análise dos deputados. Caso seja aprovada, a medida segue para sanção presidencial.

O projeto ganhou força após a morte de um animal durante o transporte aéreo, o que gerou pressão para regulamentar o setor. A versão aprovada na Câmara exigia que os animais fossem sempre transportados na cabine com seus donos e que as companhias aéreas oferecessem rastreamento. Já o texto que o Senado deve votar permite que os animais viajem tanto na cabine quanto no compartimento de carga, dependendo do porte do animal. Além disso, todas as companhias deverão transportar os pets, mas com a possibilidade de se recusar a transportar animais com problemas de saúde, a não ser que o tutor assuma os riscos.

O projeto também determina que as empresas aéreas são responsáveis pela segurança dos animais, incluindo a morte ou lesão durante o voo, exceto em casos específicos, como quando o animal já está doente.

Fonte: Sonoticiaboa.com.br

Foto: Annie Spratt/Unsplash

Encontre uma reportagem