Os leitos de enfermaria para Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS), em Belo Horizonte, chegam à lotação máxima, segundo boletim divulgado pela prefeitura nesta terça-feira (4). O índice total está em 75,1%, nível vermelho de alerta. A ocupação de leitos de UTI está em 64,1% e o número médio de transmissão por infectado (RT) alcançou 1,17.
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disse que “pacientes com quadros gripais, ainda sem resultado para a Covid-19, também podem estar internados nas enfermarias, pois os sintomas são muito parecidos”.
Onze pessoas estariam à espera de uma vaga. São 220 leitos para 231 pacientes. O número de vagas é o mesmo desde o dia 18 de dezembro.
Segundo a secretaria Municipal de Saúde, Jackson Machado, os 11 pacientes que estariam na fila foram levados para leitos que tinham sido desmobilizados para Covid após controla da pandemia. Até o fim de semana, 70 leitos serão abertos na enfermaria para atender a demanda.
Ainda segundo o comunicado, a capital mineira tem 296.207 casos confirmados da doença e registrou, desde o início da pandemia, 7.096 mortes.
A ocupação é consequência da alta procura de pacientes com sintomas respiratórios nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).