fbpx

Letras que traduzem amor: Capim Branco inaugura letreiro turístico

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Foi inaugurado neste domingo (12), o letreiro “Eu Amo Capim Branco”, instalado na Praça da Igreja Matriz. O evento contou com a presença de autoridades, além da apresentação da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição.

Os letreiros tem sido instalados em vários municípios e se
tornaram tão importantes quanto os monumentos de uma cidade, por reforçarem a identidade entre moradores, turistas e o lugar.

Na região do Vetor Norte de Minas Gerais, Lagoa Santa, Santa Luzia, Pedro Leopoldo e Prudente de Morais são alguns dos municípios que já possuem a atração. Agora, Capim Branco se une a eles.

Mas, como isso começou?

Seja nos filmes, seja nas fotografias de quem já visitou a Califórnia, nos Estados Unidos, é impossível não se admirar com o letreiro da cidade de Hollywood, instalado em 1923. Ao longo dos anos, as nove letras brancas deixaram de ser peça de marketing para se tornar um dos maiores símbolos da indústria cinematográfica, do glamour e do sucesso.

Para entender a magia dos letreiros e saber por que eles atraem tantos olhares, câmeras fotográficas e corações, basta voltar no tempo até 1923, ano de inauguração do símbolo em Hollywood. O motivo original da construção não foi tornar a cidade famosa. Tudo foi ocasionado por um empreendimento imobiliário. A proposta era deixar as letras posicionadas ali durante um ano e meio para incentivar a compra de terrenos próximos. Por isso, a primeira aparição das letras continha, além do nome da cidade, o complemento ;land;, que significa terra, formando a palavra Hollywoodland.

A ação de publicidade caiu na graça dos moradores e foi parar nas telas de cinema do mundo, acompanhando a ascensão do cinema americano. A prefeitura local optou, portanto, por manter o monumento no local. As letras ;land; foram removidas em 1949 e o restante delas sofreu com a falta de reformas por décadas. A restauração do letreiro foi feita graças à iniciativa popular, em 1970. Várias pessoas, entre atores, cantores e empresários, doaram o equivalente a 250 mil dólares para revitalizar o ícone.

Inspiradas em Hollywood ou não, muitas cidades ostentam as enormes letras em locais de destaque.

Encontre uma reportagem