Um homem de 53 anos, acusado de proferir insultos racistas a uma mulher negra, foi liberado da cadeia de Boa Esperança, no Sul de Minas Gerais, nesta quarta-feira (08), segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Ele é investigado por crime de injúria racial, após um incidente ocorrido em 26 de janeiro deste ano, que ganhou ampla repercussão.
Vídeos divulgados na internet mostraram o homem agredindo verbalmente a mulher, que havia pedido para baixar o som de sua música e controlar seus cachorros, que estavam perturbando uma vizinha. Além das ofensas racistas, o homem também é acusado de cometer crime de homofobia contra o proprietário do imóvel.
Os três envolvidos foram levados à delegacia pela Polícia Militar, com o agressor sendo liberado após o primeiro interrogatório. No entanto, ele foi preso em 31 de janeiro, após a emissão de um mandado pela Justiça. O espaço permanece aberto para uma declaração da defesa do suspeito sobre as investigações.
Desde janeiro de 2023, a legislação brasileira equiparou a pena de injúria à de racismo, aumentando a penalidade para 2 a 5 anos de reclusão quando relacionada a raça, cor, etnia ou procedência nacional.
Com informações: O Tempo.