fbpx

Ligações telefônicas insistentes: saiba o que fazer para não recebê-las

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

As ligações telefônicas insistentes de operadoras oferecendo serviços seguem entre as maiores reclamações dos consumidores em todo o Brasil. Em 2022, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinou o uso do prefixo 0303 em todas as chamadas de call center no país, o que não impede que brasileiros recebam centenas de chamadas dessa natureza por mês. Mas, afinal, como bloquear ligações de telemarketing?

Existem alternativas para os usuários se verem livres dessas ligações excessivas. Segundo Marcelo Barbosa, coordenador do Procon Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o serviço de atendimento ao consumidor orienta que a pessoa cadastre seu número de telefone em um site de bloqueio de chamadas.

“Se forem ligações da operadora da pessoa, ela vai ligar para lá e pedir para que o número não faça mais as ligações excessivas. Agora, se é outro fornecedor ligando, a pessoa tem que cadastrar o telefone no www.naomeperturbe.com.br“, orienta Marcelo.

O site bloqueia chamadas de telemarketing de empresas que estão cadastradas na plataforma.

Chamadas sem o prefixo obrigatório

Outra questão é a desconsideração de algumas operadoras com a medida da Anatel que obriga a incluir o prefixo 0303 nas chamadas. Tal obrigatoriedade veio como uma forma dos consumidores poderem escolher se querem ou não atender às ligações de telemarketing.

“Tem que entrar em contato com a Anatel e formalizar a reclamação”, diz Marcelo em relação às operadoras que ligam sem o prefixo obrigatório. “Se não tiver cumprindo, pode ligar para a Anatel no 1331 e registrar”.

Outro meio que o consumidor também pode optar é registrar as reclamações e denúncias no Procon do próprio município ou na plataforma Consumidor.gov.br. Além disso, é possível denunciar ao MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Caso nenhuma das alternativas resolva o problema, o usuário pode entrar com uma ação judicial por dano moral.

Arreda pra Cá

Nesta semana, o podcast do BHAZ recebe um dos responsáveis por uma das maiores febres de Belo Horizonte: o Xeque Mate. Quem é de outros estados pode até achar que tem a ver com xadrez, mas o povo da capital mineira sabe que se trata de uma bebida. E o criador da receita, Gael Rochael, é nosso convidado desta semana.

A mistura refrescante de chá-mate, rum, guaraná e limão surgiu como uma alternativa à tradicional cerveja dos rolês, a princípio apenas para agradar um grupo de amigos. Com o tempo, caiu nas graças do público, conquistou as prateleiras de supermercados e foi sucesso no Carnaval.

Agora, a bebida queridinha dos mineiros busca conquistar a galera de São Paulo e outros estados.

No Arreda pra Cá, Gael deu detalhes sobre a receita, comentou os boatos de que a marca estaria à venda e falou sobre a relação de amor por BH que ajudou a elevar o Xeque Mate. O episódio completo vai ao ar nesta terça-feira (19), às 17h.

O post Ligações telefônicas insistentes: saiba o que fazer para não recebê-las apareceu primeiro em BHAZ.

Encontre uma reportagem