O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, apresentou uma proposta que pode transformar a mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto prevê a implantação da Linha Norte-Sul do metrô, conectando o bairro Vila da Serra, em Nova Lima, ao Aeroporto Internacional de Confins .
De acordo com o estudo, o trecho central da nova linha deve aproveitar parte do traçado já previsto para a futura Linha 3, ligando a Savassi à Pampulha. A partir daí, a expansão seguiria em duas direções: para o norte, alcançando as estações Vilarinho, Centro Administrativo, São José da Lapa e Vespasiano; e para o sul, com extensão até o Vila da Serra, em Nova Lima, acompanhando o eixo da Avenida Nossa Senhora do Carmo .
No total, a Linha Norte-Sul teria 43,2 km de extensão (20,6 km da Linha 3 somados a 22,6 km do novo trecho). A área de influência direta do projeto deve contemplar cerca de 590 mil moradores, além de melhorar a integração com as Linhas 1 e 2 do metrô e facilitar o acesso ao aeroporto e a cidades vizinhas da região metropolitana .
Apesar da importância estratégica, o projeto ainda está em fase de concepção, sem previsão definida para início das obras ou orçamento estabelecido. Os estudos indicam que, quando estiver em operação, a linha pode gerar um custo operacional anual estimado em R$ 292,56 milhões, com receita média de R$ 152,06 milhões por ano .
A nova ligação entre Nova Lima e Confins é considerada uma das principais soluções para melhorar a mobilidade e reduzir os gargalos viários em Belo Horizonte e região, especialmente nos eixos de ligação ao aeroporto e à região central.
📸 Imagem: Via Trolebus
📎 Fonte: Via Trolebus