O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta terça-feira (30), que está finalizando um protocolo para o lockdown. O confinamento total, que impede até mesmo que a população saia de casa, só será aplicado em último caso.
O documento, no entanto, servirá como uma recomendação aos municípios, mostrando quais regras deveriam ser adotadas. O aval para o bloqueio só poderá ser dado pelos prefeitos das localidades em situações mais críticas.
A informação de que o plano está na fase de final de elaboração foi dada durante coletiva virtual da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Detalhes das ações não foram divulgados. “A gente não quer ter que dar esse comando, essa orientação, mas é importante que a gente já tenha esse protocolo pronto para, no caso de necessidade. Então, a gente já vai deixar isso preparado para quando for necessário “, afirmou o chefe de gabinete da SES, João Pinho.
O lockdown, conforme o Ministério da Saúde, é o nível mais alto de segurança e pode ser implantado em caso de grave ameaça ao sistema de saúde. Durante esse confinamento, segundo o órgão federal, todas as entradas do perímetro de uma cidade são bloqueadas por profissionais de segurança. Ninguém tem permissão para entrar ou sair.