fbpx

Lula afirma que empresas de aplicativos exploram trabalhadores 

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira (1) a relação de trabalho criada pelas empresas de aplicativo com os prestadores de serviço e disse que essa realidade representa um desafio para os sindicatos e países de todo o mundo.  

Lula disse que as pessoas não conseguem falar seus empregadores e que não tem onde reclamar. “Eu falo para os amigos que era mais fácil fazer sindicalismo nos anos 80, nos anos 70, na porta das fábricas, porque a gente sabia onde estava o trabalhador, a gente sabia onde estava o empregador, a gente sabia como brigar pra enfrentar as adversidades. Hoje não está tão fácil assim”, pontuou. 

“O trabalho informal ganha dimensão maior que o trabalho formal. E as empresas de aplicativo exploram os trabalhadores como jamais em outro momento da história os trabalhadores foram explorados”, disse.  

A declaração ocorreu durante encontro de lideranças da Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA), no Palácio do Planalto. 

“E cabe, outra vez, aos dirigentes sindicais encontrar uma saída que permita a classe trabalhadora do mundo inteiro, que possam reconquistar o seu espaço, não só na relação com os seus trabalhadores, mas as conquistas da seguridade social que muitos países estão perdendo”. 

Uma das pautas do governo Lula é regulamentar a relação trabalhista das plataformas de aplicativos com os prestadores de serviço. O ministro de Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, chegou a dizer, em janeiro, que essa relação “beira ao trabalho escravo”.  

Fonte: O Tempo.

Encontre uma reportagem