Lula chama Zema de “falso humilde” e critica postura do governador de Minas Gerais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Em entrevista à Record Minas nesta quinta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), como “falso humilde” e criticou a postura do político em relação ao governo mineiro. Segundo Lula, Zema tenta criar uma imagem que não condiz com a importância e a responsabilidade de administrar o estado.

“Minas é o segundo estado, economicamente falando, mais importante do país. É o mais rico no sentido cultural e político também. Ninguém sabe fazer política como os mineiros, que já nascem políticos. Ele tenta descaracterizar a honraria do povo mineiro com essa falsa humildade, inventando coisa que não tem”, disse o presidente.

Pré-candidato à Presidência em 2026 e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Zema intensificou neste ano críticas a Lula e às gestões petistas em Minas. O presidente relembrou que, durante os quatro anos de mandato de Fernando Pimentel, o ex-governador teve que lidar com dívidas estaduais e que muitas das críticas de Zema são infundadas.

Lula explicou que procurou Pimentel para sugerir que ele se posicionasse publicamente e desmentisse algumas afirmações feitas pelo atual governador. “As pessoas vão contando mentiras que acabam se tornando verdades”, afirmou.

O presidente também destacou que Zema se apropriou de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada pela então ministra Rosa Weber, que eximiu temporariamente o governo estadual de pagar parcelas da dívida com a União. Ao assumir o cargo em 2019, Zema passou a criticar Pimentel, classificando-o como “incompetente”, apesar de a situação ter origem em determinação judicial.

📸 Gil Leonardi / Imprensa MG

Fonte: Record Minas

Encontre uma reportagem