Durante entrevista ao podcast Papo de Crente, da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a exploração política da fé religiosa. Segundo ele, a religião não deve ser usada como palanque eleitoral.
“Eu não tenho hábito de fazer política tentando dividir a sociedade por religião. Não gosto de ir em igreja em época de campanha, nem católica, nem evangélica, nenhuma. Não acho que se deva usar o nome de Deus em vão, nem utilizar a religião eleitoralmente”, declarou Lula.
Apesar da fala, o presidente já buscou aproximação com o público evangélico em momentos anteriores, como na campanha de 2022, quando apresentou a “Carta Compromisso com os Evangélicos”. Desde que assumiu o terceiro mandato, também recebeu lideranças religiosas no Planalto e tem incluído referências a Deus em seus discursos.
Críticas ao Congresso
Além do tema religioso, Lula também fez críticas ao Congresso Nacional. O presidente afirmou que a maioria dos deputados não tem compromisso com os trabalhadores.
“Pega a Constituição e veja todos os direitos sociais. Não são regulamentados por quê? Porque a maioria dos deputados não são trabalhadores, são de classe média alta e pouco estão ligando para o povo. Essa é a verdade”, disse.
O petista ainda alertou que, caso o governo não cuide dos programas sociais, eles podem ser desmontados: “Entra um outro qualquer, mentiroso, e acaba com tudo.”
Participação de Janja
A primeira-dama, Janja, também participou do podcast e encerrou a entrevista cantando o louvor “Deus Cuida de Mim”, de Kleber Lucas, ao lado de uma das apresentadoras.
📸 Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República
📰 Fonte: g1 Política