O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (30) que considera o dia como um “dia sagrado da soberania”, em resposta às sanções dos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e à aplicação de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
A declaração foi feita durante a cerimônia de sanção de uma lei que proíbe o uso de animais em ensino, pesquisas e testes com cosméticos no Brasil. Lula celebrou a nova legislação e associou a defesa dos animais à soberania nacional.
“As criaturas de Deus que têm como habitat natural o planeta Terra, ou seja, não vão ser mais cobaias de experiências nesse país. […] Hoje, para mim, é o dia sagrado da soberania — dos animais e dos seres humanos”, afirmou o presidente.
Lula também mencionou que deixaria o evento para se reunir com lideranças e discutir as medidas anunciadas pelo ex-presidente americano Donald Trump, que sancionou Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky, usada pelos EUA para punir estrangeiros acusados de violar direitos humanos.
📷 Foto: Marcelo Camargo
Fonte: Portal G1
#Lula #AlexandreDeMoraes #Trump #tarifaço #leimagnitsky #soberania #direitoshumanos #protecaoanimal #g1politica #eua #brasil