Durante o Encontro Nacional do PT, realizado no último domingo (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu publicamente o retorno de antigos dirigentes do partido que foram condenados nos escândalos do Mensalão e do Petrolão. Em seu discurso, Lula mencionou nominalmente o ex-ministro José Dirceu, os ex-tesoureiros Delúbio Soares e João Vaccari Neto, além do ex-presidente do partido José Genoino.
“Acho extremamente importante a volta do Zé Dirceu para a direção nacional do PT”, afirmou Lula, sendo aplaudido por militantes e ouvindo gritos de apoio ao ex-ministro. Condenado no Mensalão e posteriormente na Operação Lava Jato, José Dirceu teve as sentenças da última anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele planeja se candidatar a deputado federal nas eleições de 2026, com o respaldo do atual presidente.
Delúbio Soares e José Genoino também foram condenados no processo do Mensalão, enquanto João Vaccari Neto foi responsabilizado no escândalo do Petrolão. A fala de Lula reacende o debate sobre o papel de figuras históricas do PT na estrutura partidária e a repercussão política de suas eventuais reabilitações.
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Fonte: O Tempo
#lula #pt #josedirceu #mensalão #petrolão #politica #brasil #justica #partidostrabalhadores #retornopolitico