Lula diz que, por ser mais velho, ‘pode falar grosso’ com Trump e critica quem ‘lambe-botas’

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Durante uma cerimônia em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, por ser mais velho que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “pode falar grosso” com ele. A declaração foi feita nesta sexta-feira (10) durante o anúncio de um novo modelo de crédito imobiliário voltado à reforma de moradias no programa Minha Casa, Minha Vida.

O presidente voltou a defender que o Brasil deve manter uma postura de soberania em relação ao governo norte-americano. “Eu disse para ele: nós dois com 80 anos governamos as duas maiores democracias do Ocidente, e não podemos passar discórdia para o mundo, precisamos passar harmonia”, afirmou Lula, destacando que o país “não deve abaixar a cabeça para ninguém”.

Lula criticou ainda quem se submete a potências estrangeiras:

“No mundo, ninguém respeita quem não se respeita. Se você acha que lamber botas te ajuda, vai cair do cavalo. As pessoas respeitam quando percebem que você tem autoridade moral e caráter.”

Os dois líderes se encontraram durante a Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, em setembro, e voltaram a conversar por telefone nesta semana. Segundo o Planalto, um novo encontro presencial entre ambos deve ocorrer em breve.

Além do discurso político, o presidente também brincou com o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) ao relembrar o histórico de ocupações urbanas e ressaltou que o novo modelo de crédito permitirá reformas em moradias para famílias com renda de até R$ 9.600, com juros reduzidos e prazos de pagamento que variam de 24 a 60 meses.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, também presente no evento, destacou que a medida vai impulsionar o setor de construção civil e gerar novos empregos.

Fonte: O Tempo | Foto: Ricardo Stuckert / PR

Encontre uma reportagem