O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (21/5), a lei que institui o Dia Nacional do Brega, a ser comemorado anualmente em 14 de fevereiro. A data homenageia o nascimento de Reginaldo Rossi, conhecido como o Rei do Brega. A proposta foi apresentada pelo deputado Pedro Campos (PSB).
“Rossi, que saiu de origens humildes para se tornar uma figura emblemática do brega, é um exemplo inspirador de como a música pode transformar vidas e transcender barreiras sociais”, destaca o texto do projeto de lei.
Na mesma ocasião, Lula também sancionou o reconhecimento do Carnaval de Pernambuco como manifestação da cultura nacional. O projeto é de autoria da senadora Teresa Leitão (PT-PE), que argumenta que esse reconhecimento ajudará na valorização e proteção de um dos maiores patrimônios culturais do país.
“A Festa de Momo se desenvolve em diversos polos no estado, a partir de tradições culturais distintas que, em conjunto, constituem o popular e democrático Carnaval pernambucano. A folia na terra do frevo reúne pessoas das mais diversas classes sociais, de diferentes gêneros e etnias, que celebram, com particular liberdade artística e ludicidade, algumas das mais antigas manifestações culturais do país”, afirmou a parlamentar.
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fonte: Metrópoles
#cultura #reginaldorossi #brega #carnavaldepernambuco #diabrega #lulapresidente #políticacultural #frevo