Na noite de sábado (19), o presidente Lula sofreu um acidente doméstico ao escorregar no banheiro e bater a cabeça, o que resultou em um ferimento corto-contuso na região occipital, responsável pela percepção visual. O presidente, que foi atendido no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, levou pontos na cabeça e permanece sob observação médica em casa. Segundo os médicos, ele deverá repetir exames de neuroimagem nas próximas 72 horas para monitorar possíveis sangramentos ou edemas.
O neurocirurgião Luiz Severo explicou que o presidente sofreu um traumatismo craniano leve, sem perda de consciência, mas, devido à lesão, há necessidade de atenção para evitar o agravamento de pequenos sangramentos intracranianos, especialmente em pacientes idosos, como Lula, que tem 78 anos.
Devido ao acidente, Lula foi aconselhado a cancelar sua viagem à Rússia, onde participaria da reunião de cúpula do BRICS. A recomendação médica visa evitar viagens longas que possam aumentar a pressão intracraniana e o risco de complicações.
Quedas como a de Lula são comuns em idosos, conforme destacou a geriatra Maisa Kairalla, lembrando que cerca de 40% das pessoas acima de 80 anos sofrem quedas anualmente. Ela alertou que as adaptações domésticas, especialmente em banheiros, são fundamentais para prevenir esses acidentes.
Fonte da matéria: Folhapress
Foto: José Cruz/Agência Brasil