fbpx

Mãe é denunciada pela Justiça por amamentar e provocar morte da filha de sete meses; entenda  

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Uma mãe, identificada pela 1ª Promotoria de Justiça do Rio de Janeiro como Isabel Cruz de Souza, foi denunciada por homicídio qualificado por matar a filha de 7 meses. De acordo com a denúncia, publicada nessa quarta-feira (24), Isabel desobedeceu ordem médica e amamentou a criança, que estava internada com quadro de insuficiência respiratória, em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Nova Iguaçu.

De acordo com a denúncia do Ministério Público (MP), a mãe deixou o local sem o consentimento da equipe médica, o que agravou o estado de saúde da filha Marina e levou a criança à morte por asfixia por bronco-aspiração. A pequena de 7 meses morreu em 19 de abril deste ano.

“A denúncia relata que, no dia 19 de abril de 2023, a denunciada, consciente e voluntariamente, assumindo o risco e descumprindo seu dever legal de cuidado, proteção e vigilância, ignorou deliberadamente as determinações médicas de não amamentar a vítima, que encontrava-se internada na sala amarela da unidade de saúde. Ao ter ciência do ocorrido, o médico que atendeu a vítima dirigiu-se ao local para orientar a denunciada a não amamentar a criança, pois o ato poderia agravar o estado clínico da mesma, o que foi descumprido pela denunciada e culminou com o óbito da criança”, detalha decisão do MPRJ.

Apesar da determinação do médico, a mãe amamentou a filha.

“Enquanto a equipe médica notificava a administração da UPA para que fossem acionados a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, a denunciada, embora lhe tivessem informado que não seria possível levar a vítima do local em estado crítico, iniciou discussão com o corpo médico e deixou o local com a criança.”

A criança foi levada à UPA momentos depois, pelo tio, com quadro de bronco aspiração. Logo após, ela teve uma parada cadiorrespiratória e morreu no local.

A denúncia ressalta que o crime, além de praticado por genitora de menor de 14 anos, foi cometido por meio que impossibilitou a defesa da vítima.

Fonte: Itatiaia.

Encontre uma reportagem