Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a maior mina subterrânea de ouro em operação no Brasil impressiona não só pela profundidade, mas também pela complexidade tecnológica. São mais de 330 km de túneis subterrâneos e uma produção anual que pode chegar a 10 toneladas de ouro.
Para extrair 6 gramas do minério precioso, é necessário detonar uma tonelada de rocha. O custo operacional é alto: avançar apenas um metro dentro da mina custa cerca de R$ 29 mil. Todo o trabalho é realizado com tecnologia de ponta, incluindo internet subterrânea, sistema de rastreamento de funcionários em tempo real e equipamentos controlados por joystick.
A mina funciona como uma verdadeira cidade sob a terra. Escritórios com wi-fi, oficinas mecânicas, ventilação com temperatura controlada e até uma sala exclusiva para funcionárias fazem parte da estrutura. Mais de mil pessoas trabalham diariamente no local.
O ouro extraído passa por um processo rigoroso de separação e purificação e, após cerca de uma semana, se transforma em barras de 99,99% de pureza. A previsão é que as operações da mina se mantenham ativas até 2050, dependendo da viabilidade econômica.
Foto: Daniel Cerqueira/O Tempo
Fonte: Jornal O Tempo
#mineração #ouro #minasgerais #economia #tecnologia #mineracaosubterranea #riquiezasubterranea #sabará #grandebh #mineracaobrasil