Levantamento divulgado nesta quarta-feira (20) pela Genial/Quaest mostra que a maioria dos brasileiros considera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está agindo corretamente em relação à imposição de tarifas ao Brasil pelo governo dos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, 48% dos entrevistados avaliam que Lula e o PT estão fazendo o que é mais certo diante do chamado tarifaço, alta de 4 pontos percentuais em relação à pesquisa de julho. Já 28% acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados agem corretamente, e 15% dizem que nenhum dos lados toma a decisão adequada.
A pesquisa indica ainda que 71% consideram que o presidente americano, Donald Trump, errou ao sobretaxar exportações brasileiras, enquanto 21% veem a medida como correta e 8% não souberam responder. Para 51%, a decisão de Trump tem motivação política, enquanto 23% apontam interesses comerciais dos EUA.
Em relação à possibilidade de acordos, 48% acreditam que o governo Lula conseguirá reduzir as tarifas, contra 45% que não confiam nessa negociação. Quanto ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), 69% dos entrevistados avaliam que ele atua em defesa de interesses próprios e da família Bolsonaro, e apenas 23% acreditam que sua atuação busca os interesses do Brasil.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto com 2.004 pessoas em todo o país, incluindo entrevistas adicionais em diversos estados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.
Crédito da foto: Ricardo Stuckert/PR e Casa Branca
Fonte: Itatiaia