Mais de 2 mil funcionários da MGS em Belo Horizonte podem ser demitidos no fim do ano

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Mais de 2 mil trabalhadores terceirizados que atuam na rede municipal de ensino de Belo Horizonte podem perder seus empregos entre o Natal e o Ano-Novo. A informação foi confirmada pela Minas Gerais Administração e Serviços (MGS), que recebeu da Secretaria Municipal de Educação (Smed) um comunicado informando o interesse em não renovar alguns contratos a partir dos dias 26 e 30 de dezembro.

Os cargos afetados são de Oficial de Manutenção Escolar (Artífice), Operador de Equipamento Reprográfico (Mecanógrafo) e Servente Escolar — funções que atualmente garantem o trabalho de 2.250 profissionais em escolas da capital.

Em nota, a MGS afirmou que mantém o compromisso com os trabalhadores e que está em negociação com a Prefeitura para tentar uma solução. “Tão logo obtenha informações concretas sobre o processo, a MGS irá comunicá-las aos seus empregados”, declarou a estatal.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Smed, informou que os contratos firmados com a MGS atingiram o prazo máximo previsto em lei, o que exige a realização de nova licitação. Segundo a pasta, um novo edital já foi elaborado e está em análise na Procuradoria-Geral do Município (PGM).

A prefeitura garantiu ainda que os postos de trabalho serão preservados e que, caso haja transição de empresas, a substituição dos profissionais será feita durante o período de férias escolares para evitar impactos no funcionamento das unidades de ensino.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foi questionado sobre o caso e deve se manifestar nos próximos dias.

📄 Fonte: Jornal O Tempo

📸 Crédito da foto: Alex de Jesus / O Tempo

Encontre uma reportagem