Mais de 20 pessoas morreram por causa das chuvas em Minas Gerais, diz Defesa Civil

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Ano após ano as chuvas atingem o estado e afetam de maneira significativa vários municípios mineiros, deixando mortos, feridos e centenas de vítimas desabrigadas ou desalojadas. A Defesa Civil Estadual divulgou nesta segunda-feira (3) o balanço das ações deflagradas no período chuvoso 2022/2023, 22 pessoas morreram. Quase 300 municípios sofreram com as tempestades. 

Segundo o órgão, foram mais mais de 394 toneladas de itens doados para atingidos pelas chuvas, além da ajuda humanitária, capacitação de pessoas, articulação entre instituições e estruturação de equipes locais fizeram parte da estratégia para suporte às cidades afetadas.

O último ciclo de chuvas começou em 21 de setembro do ano passado e terminou na última sexta-feira (31). De acordo com o major Luis Antônio e Silva, da Superintendência de Gestão de Desastres, as ações preventivas contribuíram para minimizar os impactos provocados pelas chuvas aos municípios mineiros. 

Ao todo, completa o major, 450 municípios decretaram situação de emergência ou estado de calamidade no período anterior, neste período houve uma redução de 30%, além de queda de 80% de pessoas desalojadas pós desastre.

Ainda de acordo com o órgão, as ações de ajuda humanitária e defesa civil foram desenvolvidas como resposta à demanda de 12.858 pessoas desalojadas – que tiveram de deixar suas casas em decorrência de efeitos diretos das fortes chuvas – e 2.241 desabrigados – que necessitaram de abrigo público, em função de danos ou riscos de danos em seus domicílios.

Fonte: Globo Minas.

Encontre uma reportagem