De 9 a 11 de fevereiro, foram realizadas cerca de 212 castrações de cães e gatos Matozinhos, por meio do setor de Controle de Zoonoses. As intervenções cirúrgicas aconteceram no Ginásio Poliesportivo. As inscrições para o castramóvel foram disponibilizadas no mês de janeiro.
Além da castração, o setor iniciou a microchipagem dos animais que consiste na implantação de um dispositivo que armazena um código numérico e transmite informações específicas. Pode ser acessado, através de um banco de dados oferecendo segurança para tutores e animais. A microchipagem é pioneira na região, mas ainda não está disponível para todos, somente para os grupos atendidos pelo serviço de castração no município. O setor de Zoonoses informa que, em breve, irá divulgar sobre os procedimentos para chipar os animais.
“Diante da grande demanda não foi possível atender todos os inscritos nesta primeira ação. Os cadastros que não foram selecionados nesse mutirão continuam valendo para os próximos e os contemplados serão informados por telefone”, informou a assessoria de comunicação da prefeitura.
A castração de cães é altamente indicada para manter a saúde do animal. Além disso, proporciona mais facilidade para adestrar, passear e evitar situações como ninhadas indesejadas, fuga da coleira para procurar parceiros em momento fértil entre outros.



















