Uma grande apreensão de drogas e armas foi realizada pela Polícia Militar na noite desta segunda-feira (13), durante a Operação Aves de Rapina, na Via Expressa de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ação, que aconteceu por volta das 23h50, resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de milhares de pinos de cocaína, centenas de buchas de maconha, munições e armas de fogo.
De acordo com o boletim policial, a equipe patrulhava a divisa entre Contagem e Betim — área conhecida por crimes relacionados ao tráfico de drogas, roubos e homicídios — quando notou um carro branco saindo de uma estrada de terra em atitude suspeita. Ao perceberem a presença da viatura, os ocupantes apagaram os faróis e tentaram se esconder.
Os militares decidiram acompanhar o veículo, que trafegava em baixa velocidade e chegou a travar o trânsito. Após sinais luminosos e sonoros, o carro foi abordado. Durante a revista, um forte odor de maconha foi sentido e, no banco traseiro, os policiais encontraram uma bolsa com cerca de 3.000 pinos de cocaína e 554 buchas de maconha, além de duas balanças de precisão.
Durante a abordagem, um dos suspeitos tentou subornar os policiais, oferecendo armas de fogo em troca de ser liberado. A equipe fingiu aceitar a proposta e foi até o endereço indicado pelo homem, no município de São José da Lapa. No local, uma mulher — companheira de um dos presos — autorizou a entrada dos militares e revelou que havia um revólver guardado no quarto, além de drogas e munições.
Na residência, foram encontradas 30 buchas de maconha, três munições calibre .38, três calibre .380 e mais duas balanças de precisão. A mulher confessou ter conhecimento das drogas e da arma, sendo presa em flagrante.
Com base nas novas informações fornecidas pelos envolvidos, a PM foi até outro ponto em Vespasiano, onde localizou mais uma arma de fogo escondida próximo a uma passarela da MG-424.
O trio foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com todo o material apreendido. O veículo utilizado para o transporte dos entorpecentes também foi removido para o pátio credenciado.
A ação reforça o combate da Polícia Militar ao tráfico e à circulação de armas na Grande BH, especialmente em áreas com altos índices de criminalidade.