A Polícia Militar divulgou, nesta quinta-feira (27), informações sobre o esquema especial de segurança para o segundo turno das eleições em Minas Gerais. De acordo com a corporação, o trabalho será semelhante ao empregado no primeiro turno.
Dessa vez, porém, a Polícia Militar informou que o efetivo está preparado para acompanhar as festividades de comemoração nos 853 municípios mineiros. Em Belo Horizonte, locais tradicionalmente ocupados como a Praça da Estação, Praça Sete e Praça da Liberdade já contam com esquemas definidos.
Ainda de acordo com a instituição, o planejamento é flexível e está preparado para se adaptar conforme a demanda. De acordo com o diretor de operações da PMMG, Coronel Flávio Godinho, o serviço de inteligência também acompanha as redes sociais e montou diretrizes específicas para engajamentos previamente anunciados.
“A rede social nos traz uma realidade que nem sempre é verdadeira. Nas redes, as discussões são acaloradas e nem sempre se concretizam para a vida real, assim como foi no primeiro turno, quando não aconteceu nenhuma ocorrência de repercussão. A PMMG monitora todos esses grupos, todas as possibilidades e faz uma matriz de risco, que aponta o melhor caminho e a melhor estratégia de emprego de tropa”, afirmou.
Ainda segundo o coronel, foi montado um Gabinete Integrado de Segurança com a participação de representantes de todos os órgãos envolvidos nas eleições, já que cada uma das instituições tem responsabilidades distintas no processo.
O policiamento está definido desde a madrugada, com a distribuição das urnas. Militares vão acompanhar as zonas eleitorais e o recolhimento dos aparelhos, após o fim da votação.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, mais de 35 mil policiais estarão distribuídos em todo o estado, utilizando mais de 4.800 viaturas, especificamente para o policiamento das eleições. Foram suspensas as folgas e férias e todos os militares estarão empenhados para o trabalho.
Fonte: Globo Minas.