Mais de 50 mil estelionatos foram cometidos por WhatsApp e Instagram em Minas Gerais, no ano passado, diz MP

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Só em 202252.512 estelionatos foram cometidos pelo Whatsapp e pelo Instagram em Minas Gerais. Os dados são da Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos (Coeciber), do Ministério Público. 

Além disso, 9.462 casos de invasões de aparelhos celulares, smartphones, tablets e computadores também foram registrados no estado.

Na data em que se celebra o Dia Internacional da Internet Segura (7), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) anuncia a criação do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber).

“São números assustadores e que não se restringem aos grandes polos populacionais”, explica o promotor de Justiça Mauro Ellovitch, à frente da coordenação do Gaeciber.

Segundo Ellovitch, foram registrados crimes cibernéticos em 844 municípios mineiros, ou seja, apenas nove passaram ilesos ou não tiveram vítimas que procuraram as autoridades. 

Prejuízo de R$ 32 bi no país

  • Segundo estatísticas da Global Anti Scam Summit de 2022, as fraudes online correspondem a algo entre 20% e 30% de todos os crimes registrados no planeta. O mesmo estudo estima que menos de 7% das vítimas de crimes cibernéticos chega a registrar ocorrências.
  • No Brasil, de acordo com estudo da Norton Security, publicado em 2022, cerca de 70 milhões de brasileiros sofreram algum tipo de ataque cibernético, com prejuízo estimado em R$ 32 bilhões.

Fonte: Globo Minas.

Encontre uma reportagem