Eleitores mineiros que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas votações têm até a próxima segunda-feira (19) para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), mais de 500 mil pessoas podem ter o título cancelado no estado.
O cancelamento impede o cidadão de votar e também de realizar ações como tirar passaporte, se matricular em instituições públicas e tomar posse em concursos.
Para consultar pendências, é possível acessar o site do Autoatendimento Eleitoral, ligar para o Disque-Eleitor (148 ou 31 2116-3600) ou usar o aplicativo e-Título. A regularização pode ser feita com pagamento de multa por PIX, boleto ou cartão, além do atendimento presencial nos cartórios eleitorais, de segunda a sexta, das 12h às 17h.
Estão isentos do cancelamento eleitores com voto facultativo, como maiores de 70 anos, jovens entre 16 e 17 anos, analfabetos e pessoas com deficiência que justifique a impossibilidade de votar.
Foto: Reprodução/TV Globo
Fonte: g1 Minas
#títulodeeleitor #justiçaeleitoral #eleições2025 #TREMG #cancelamentodetítulo #regularizaçãoeleitoral