A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entra em vigor nesta quarta-feira (6) e deve atingir 63% das exportações de Minas Gerais, segundo a Federação das Indústrias do Estado (Fiemg). Os setores mais afetados incluem carne bovina, aço, madeira, calçados e café, este último com grande peso na balança comercial mineira.
Minas Gerais é o terceiro maior estado exportador para os EUA e o principal exportador de café do Brasil. A economista Juliana Gagliardi, da Fiemg, alertou que os impactos vão além da economia: podem atingir o emprego e a renda das famílias, agravando a insegurança no mercado.
Apesar da medida protecionista dos EUA, especialistas ainda esperam uma possível retirada do café da lista de produtos tarifados. A Fiemg continuará monitorando os efeitos diretos e indiretos da decisão norte-americana.
Para enfrentar a situação, o governo de Minas Gerais lançou um pacote de R$ 300 milhões, com linhas de crédito facilitadas oferecidas pelo BDMG, voltadas a empresas afetadas pelas novas tarifas.
Fonte: Fiemg / Foto: Reprodução
#tarifaço #minasgerais #exportações #donaldtrump #fiemg #economia #comércioexterior #bdmg #café #indústria #políticaeconômica