fbpx

Mais de meio milhão de mineiros ainda precisam fazer prova de vida no INSS neste ano para não perder benefício

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Mais de 500 mil pessoas ainda não fizeram a prova de vida do INSS em Minas Gerais neste ano. É importante ficar atento ao prazo para não ter os pagamentos suspensos. Precisa fazer a prova de vida todos os aposentados e pensionistas que recebem benefícios por conta corrente, poupança ou por cartão magnético. 

O professor de direito do trabalho da Estácio, Henrique de Almeida Carvalho, explica como é que se faz a prova de vida. “A prova de vida é realizada na agência bancária em que o beneficiário recebe o benefício, basta que ele compareça a essa agência bancária munido de um documento de identificação com foto para comprovar que está vivo e garantir a continuidade do pagamento benefício. Caso o segurado não realize a prova de vida dentro do prazo estipulado, o beneficiário poderá ter o seu pagamento bloqueado ou mesmo o próprio benefício suspenso ou cessado pelo instituto.”

O professor ressalta que a prova de vida deve ser feita anualmente. “É importante esclarecer que em virtude da pandemia e das alterações que ocorreram entre março de 2020 e maio de 2021 houve uma readequação dos prazos para realização da prova de vida. Então aqueles que venceriam lá em março de 2020 foram transferidos o seu vencimento para agora em junho de 2021. É importante o beneficiário procurar essas datas e se informar no próprio site do INSS para ter certeza de qual é o vencimento do caso específico.”

Encontre uma reportagem