A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) já investigou 325 casos suspeitos de síndrome inflamatória pediátrica, possivelmente provocada pela Covid-19. Já foram confirmados 103 casos e três mortes.
Em relação a uma semana antes, houve uma morte a mais, além de quatro novos casos confirmados no estado.
O nome completo da síndrome é Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica Temporariamente Associada à Covid-19 (SIM-P).
Não foi informada a idade ou sexo das crianças que morreram com a síndrome. Mas elas são moradoras de Esmeraldas, na região metropolitana, e Juiz de Fora. A morte mais recente é de uma moradora de Barra Longa.
Os números constam no boletim epidemiológico do dia 18 de maio, divulgado apenas nesta segunda-feira (24). O governo passou a divulgar, desde 1º de setembro, boletins semanais sobre esta síndrome rara que está acometendo as crianças durante a pandemia.
A Secretaria de Estado de Saúde alerta que nem todos os casos de SIM-P têm febre. As crianças diagnosticadas necessariamente testaram positivo para Covid-19. Os sintomas podem evoluir de forma grave com insuficiência respiratória, doença renal aguda, insuficiência cardíaca aguda.